Amor, Justiça e Hipocrisia



O amor seja sem hipocrisia. Detestai o mal, apegai-vos ao bem;

Romanos 12:9


Hoje em dia muitas pessoas estão frustradas e com raiva. Eles estão frustrados porque é difícil identificar e explicar os muitos problemas ao seu redor; é ainda mais difícil tentar descobrir soluções. As pessoas estão com raiva porque percebem injustiça em toda parte; é a sensação de que algo está muito errado, mas ela é impotente para fazer algo a respeito. Embora a maioria das pessoas não consiga identificar a fonte e a causa, os efeitos da injustiça são visíveis e tangíveis. Esta situação é um desafio para os crentes em todos os lugares. Devem os crentes agir ou abster-se das controvérsias que os envolvem? Qual é a ação certa ou errada a ser tomada? Os crentes devem odiar o mal e agarrar-se ao bem, mas como se faz isso quando a informação não é totalmente clara e o valor é subjetivo? Este breve artigo espera oferecer uma perspectiva construtiva através da qual as pessoas possam determinar um curso de ação e continuar a glorificar a Deus em um mundo incrédulo.


Amor e Lei


Não é errado simplesmente dizer que a raiva na sociedade é um problema de amor; em outras palavras, a injustiça da sociedade é o resultado da ignorância e da falta do amor de Deus. No entanto, isso por si só não é mais do que um clichê. De que modo a falta do amor de Deus poderia resultar em injustiça? É uma tentação seguir o caminho fácil e esforçar-se para compreender o amor eterno de Deus através dos anseios emocionais efêmeros típicos da humanidade pecadora. Em vez disso, devemos perceber que o amor de Deus é uma expressão da lei eterna e da vontade de Deus. Lembre-se de que, quando perguntaram ao Senhor Jesus qual era o maior mandamento da lei, ele respondeu dizendo que devemos amar o Senhor nosso Deus de todo o coração, alma e mente e amar nosso próximo como a nós mesmos. O amor é mandamento e lei.


Tudo o que Deus faz é consistente com sua lei e vontade eterna; isso não é uma restrição da natureza de Deus, mas uma característica de sua perfeição. Embora a compreensão da lei e da vontade de Deus pelas pessoas seja variada, é sempre incompleta; é incompleto principalmente por causa de nossa incapacidade de compreender plenamente o infinito amor de Deus. Os verdadeiros crentes não estão errados sobre sua compreensão pessoal do amor de Deus; no entanto ela é apenas uma pequena parte do que é o amor de Deus. Não é diferente da história dos três homens cegos que tocam uma parte diferente de um elefante; cada um deles acredita que sabe como é o elefante, mas cada um ainda tem que compreender tudo o que há para saber sobre um elefante. Tenha em mente que o amor de Deus é infinito e tudo o que é o amor de Deus não pode ser totalmente compreendido mesmo depois de uma vida inteira de estudos. Concentrar-se em apenas um aspecto do amor de Deus, ignorando todos os outros, é criar uma caricatura ou distorção desse amor infinito de Deus. Cada um de nós, enquanto vivemos nossas vidas através da graça de Deus, experimenta este amor, mas ainda assim tal amor está muito além da nossa capacidade de compreendê-lo completamente.


Os crentes podem entender mais do amor de Deus estudando a lei e a palavra de Deus nas escrituras. Dessa forma, os crentes perceberão que Deus não age de maneira inconsistente, nem quebra sua própria lei. De uma maneira estranha no entanto, o Senhor Deus é previsível no sentido de que os crentes sabem que Ele atuará de acordo com sua lei e vontade eternas; o que exatamente Ele fará é geralmente desconhecido. Os crentes devem ser consolados ao saber que Deus nem mesmo ocasionalmente será ilegal ou se afastará de sua natureza e caráter. É esse caráter de Deus que nos permite entender que é sempre justo e reto. Qualquer aparência de inconsistência é meramente evidência dos limites de nosso próprio conhecimento e compreensão.


A adesão consistente à lei perfeita é o fundamento da justiça. Qualquer coisa menos que isso gera injustiça e o tipo de raiva e insatisfação que podem ser vistas hoje. Os crentes confiam no julgamento de Deus e confiam em sua graça através de Jesus Cristo para viver a vida de maneira cada vez mais fiel e consistente, o que é indicativo de fé salvadora. Esta graça é o fundamento e a força da vida do crente até o dia do julgamento.


Por causa da condição pecaminosa do mundo, a lei de Deus está ausente do mundo; é essa ausência que é a raiz dos problemas hoje. Em outras palavras, vivemos em um mundo corrompido pelo pecado; nosso conhecimento, nosso mundo, nossos desejos, tudo está corrompido; temos leis, mas as leis também são corruptas e não se assemelham à lei de Deus. Em vez da lei perfeita de Deus e dos princípios de ordem e justiça, temos hipocrisia. Embora muitas pessoas tentassem definir a hipocrisia como fingindo ter padrões morais que alguém não tem, é melhor entender a hipocrisia como simplesmente “padrões duplos”. A hipocrisia é ter diferentes conjuntos de regras, padrões e expectativas para pessoas diferentes; então quando é hora de recompensar ou punir, a injustiça é prontamente aparente. É a hipocrisia que é a raiz de toda injustiça na sociedade. As pessoas conhecem e expressam seu senso de hipocrisia como algo que é “injusto”. É impossível ter justiça quando a lei é hipócrita.


Geralmente, as pessoas são hipócritas porque muitas vezes esperam mais dos outros do que de si mesmas; as pessoas vão manter os outros em um padrão mais elevado do que eles próprios. Isso é o que dá às pessoas a sensação de que um hipócrita está apenas fingindo ter certos altos padrões morais. Os hipócritas não podem viver de acordo com os padrões que impõem aos outros e geralmente se desculpam por si mesmos. Hipócritas são fáceis quando se trata de auto-crítica e geralmente são mais tolerantes quando se trata de punição auto-imposta. Este tipo de hipocrisia geralmente afeta principalmente a pessoa que está sendo hipócrita; dependendo de quão severa é a hipocrisia, as pessoas irão tolerar ou se distanciar do hipócrita. Em outras palavras, todos são hipócritas até certo ponto sem perceber e o efeito público desse tipo de hipocrisia pessoal não é tão grande. A hipocrisia na lei, no entanto, é um assunto completamente diferente. Em outras palavras, se os pais são hipócritas com seus filhos, são os pais os mais afetados pelas conseqüências de seu comportamento. Outras pessoas não serão afetadas pela hipocrisia de outra pessoa. No entanto, quando a hipocrisia existe na lei, há injustiça em toda a sociedade.


Note que este não é um argumento em favor da teocracia. Não é possível governar uma sociedade como os EUA, povoada por pessoas que não acreditam em Deus com a lei de Deus. Mesmo se alguém tentasse (e já foi tentado), a interpretação da lei para a sociedade contemporânea será subjetiva e problemática. Em outras palavras, quais leis e como essas leis seriam aplicadas e instrumentalizadas não são o tipo de discurso que este artigo procura. Mesmo entre os próprios crentes, dificilmente há consenso quando se trata da interpretação e aplicação da lei de Deus.


Hipocrisia na Lei


Leis hipócritas na sociedade são numerosas e aparecem em praticamente todas as partes do sistema legal americano. A maioria das pessoas é ensinada a não reconhecer as leis hipócritas e muitas não apenas apóiam os padrões duplos existentes, mas continuam a defendê-los. Sempre que códigos de conduta preconceituosos são estabelecidos, aplicados e reforçados, pode-se encontrar injustiça. Curiosamente, as leis problemáticas incluem entre elas muitas bem planejadas e bem intencionadas aprovadas para combater a injustiça. O resultado, claro, é mais injustiça em outras áreas da vida. Poucas pessoas procuram culpar a lei ou regulamentação inicial como a causa básica da injustiça. Isto não é apenas porque a lei problemática original tinha boas intenções, mas também porque evitaria mais esforços para aprovar mais leis para combater os problemas causados ​​por leis anteriores. O fato de que consequências prejudiciais não intencionais dessas leis e que aparecem em outras partes da sociedade leva muitos a acreditar que os problemas não estão relacionados. É fácil ver que esse tipo de comportamento e cegueira são tendências e são ensinados por professores de todo o país. Também é fácil ver que a profundidade da hipocrisia está além do escopo da imaginação ou pesadelo da pessoa comum.


Por exemplo, as pessoas geralmente são ensinadas sobre todos os perigos e males dos monopólios, mas são encorajados a apoiar e patrocinar os verdadeiros monopólios da sociedade: monopólios estatais e protegidos. Ter uma quota de mercado dominante, mesmo que a quota de mercado seja de 90%, não faz da empresa um monopólio; a concorrência contra uma empresa com uma quota de mercado dominante ainda é possível e encorajada. A recente falência da Sears é uma evidência de que, sem proteção do Estado, as empresas só podem permanecer no negócio se mantêm práticas comerciais favoráveis. No entanto, é ilegal competir contra os verdadeiros monopólios; Portanto, eles persistem apesar da má qualidade e dos serviços caros. Como esses monopólios são controlados pelo Estado, a aplicação da lei (geralmente também um monopólio) os protege. Estes monopólios existem no transporte, correio, aplicação da lei, educação primária e secundária, tribunais e moeda apenas para citar alguns. Todos eles exibem muitos, se não todos os problemas de monopólios e, ainda assim, a cada ano, mais dinheiro e recursos são despejados neles em esforços inúteis para salvá-los, corrigi-los ou reformá-los. Enquanto isso, as pessoas mais afetadas negativamente pelo poder do Estado são os pobres da sociedade; as mesmas pessoas que outras reivindicam e se esforçam para ajudar.


A hipocrisia existe nas políticas protecionistas do governo que privilegiam as empresas domésticas e seus trabalhadores às custas de outros cidadãos. Por causa do favoritismo dado às corporações pelo governo, as pessoas devem pagar mais por uma qualidade de vida mais baixa. Apesar dessas políticas de proteção, as empresas protegidas sempre acabam fracassando e continuamente exigem resgates com dinheiro do contribuinte quando forçadas a competir contra as empresas mais eficientes no exterior. A indústria automotiva é um exemplo clássico desse tipo de corrupção. Os carros novos de fábrica, comparáveis ​​às ofertas domésticas, são por vezes 80% mais baratos e, portanto, são ilegais para compra (por exemplo, o Renault Kwid). Permitir que os americanos comprem alternativas baratas significaria uma crise fiscal imediata para as montadoras nacionais. Normas de segurança ou emissões são frequentemente usadas como desculpas para negar às famílias de baixa renda a oportunidade de comprar um carro novinho em folha. Observe também que os preços de seguro seriam mais baixos se o custo do automóvel cair. Os assalariados de baixa renda da sociedade são sacrificados para proteger corporações politicamente influentes e seus empregados.


A hipocrisia existe nos padrões de entrada em muitas escolas por meio de cotas e requisitos de entrada desiguais. Esses padrões hipócritas existem até mesmo em escolas apoiadas pela cidade e estado e freqüentemente restringem as matrículas asiáticas a escolas exclusivas. Isso cria a curiosa situação em que os cidadãos de ascendência asiática pagam impostos que subsidiam as escolas que os discriminam.


Como se para adicionar insulto à injúria, as leis hipócritas são coercivas. Leis muitas vezes vêm de perspectivas que são mal informadas e estreitamente focadas. Ativistas legislam a moralidade (aprovam leis) como um truque ou atalho para uma reforma rápida. Porque as pessoas ou fazem escolhas que são intoleráveis ​​para os outros ou são consideradas ignorantes demais para fazer as escolhas que são obviamente melhores, muitos ativistas revelam seu autoritarismo interno e coagem seus concidadãos através de legislação para se conformar a códigos subjetivos de conduta. Em outras palavras, a coerção legislada é o equivalente político do bullying no pátio escolar; exceto que este "valentão" tem a autoridade de monopólio do governo dos EUA. Eles têm o poder legal de aprisionar, saquear e multar.


No entanto, a coerção nunca funciona da maneira pretendida. Em vez disso, a coerção legislada incentiva o comportamento criminoso; a legislação bem intencionada não resulta em valores alterados e padrões de comportamento, mas simplesmente cria criminosos. A proibição do álcool no início do século XX e a proibição das drogas na sociedade atual são os exemplos mais gritantes do fracasso das leis coercitivas. O contrabando é incentivado, o que tem o efeito colateral da violência. As pessoas que iam beber ou usar drogas continuavam a fazê-las; outros podem ter sido atraídos pela emoção de participar de algo ilegal. Seja qual for a razão, todos eles se tornaram criminosos por violar leis hipócritas e injustas. Outras conseqüências negativas seriam atitudes estigmatizadas em relação ao vício e às prisões transbordantes. Mais do que esse caminho de coerção, o poder e a responsabilidade da escolha individual devem ser preservados em detrimento da coerção opressora e hipócrita.


Mesmo o ativismo mais bem intencionado na sociedade hoje em dia, geralmente se transformará em um exercício de hipocrisia. Os crentes devem ser cautelosos em participar de movimentos sociais e causas que tenham uma nova legislação como objetivo e método. A nova legislação geralmente visa grupos demográficos específicos, seja para privilégios ou restrições especiais; isso é hipocrisia, isto é, padrões duplos. Isso significa que muitos dos movimentos que buscam a ação do governo são fundamentalmente opostos ao amor de Deus.


Hipocrisia e o Amor e Deus


As escrituras nos informam que não há hipocrisia no amor de Deus; não há padrões duplos na lei de Deus. O que quer que tenha sido ou possa ser caracterizado como hipocrisia não pode fazer parte do amor de Deus. Isso significa que o povo de Deus não pode e não deve buscar empreendimentos hipócritas ou ter objetivos que são, em última instância, cúmplices das leis hipócritas. Perceber que certas buscas são problemáticas e hipócritas, muitas vezes é um processo lento. O processo é impedido pela própria compreensão subjetiva da interpretação e aplicação da lei de Deus.


A hipocrisia é parte do mal que os crentes devem abominar; hipocrisia em um nível pessoal, é claro, mas a hipocrisia na lei também. A hipocrisia não se torna subitamente aceitável porque é uma lei que já subjetivamente ajuda; esta posição tende ao preconceito. Embora grande parte da burocracia reguladora do país seja bem intencionada, é fundamentalmente hipócrita na prática, na fiscalização e nos resultados. Quando o apóstolo Paulo escreveu que os crentes deveriam se apegar ao bem, ele não queria dizer que os crentes deveriam se esforçar para coagir as pessoas a obedecer a padrões morais arbitrários. O apóstolo Paulo não esperava que os futuros crentes facilitassem a aprovação de leis injustas para aumentar as lutas dos politicamente fracos.


Em vez disso, Paulo desafiou os crentes a viver e amar sem hipocrisia. Os crentes não podem cumprir este desafio de Paulo, participando nos jogos políticos que as pessoas jogam hoje. A menos que os crentes estejam tentando reverter grande parte da corrupção regulatória e da interferência legal do estado, os crentes terão que procurar em outro lugar para enfrentar o desafio que Paulo havia dado aos romanos e a todos os crentes em todos os lugares. Mais uma vez, não são poucas as leis e regulamentos que codificam o tratamento desigual dos cidadãos hipócritas, eles são coercivos e, portanto, ineficazes, se não contraproducentes. Os crentes que participam de tais empreendimentos correm o risco de fazer o oposto de glorificar a Deus ou trazer luz ao mundo.


Apegando-se ao bem e detestando o mal


É nesse ponto que a maioria das pessoas começará a prescrever alguns comportamentos supostamente irrefutavelmente bons. A dificuldade dessa abordagem, se fosse mesmo possível, é que a lista de alguns comportamentos sugeridos atua como um padrão mínimo e e aceitável de comportamento. Embora essa abordagem seja bem-intencionada, muitas vezes ela tem o resultado de sufocar o crescimento da fé. Se alguém pode se engajar no chamado bom comportamento e reivindicar fé salvadora, então a necessidade de fazer mais ou diferentes atividades é drasticamente reduzida; o desejo de estudar mais a palavra de Deus é difícil de adquirir. A necessidade de aprender mais e entender as consequências e efeitos de nossas escolhas é ignorada. Existe também o perigo de entrar em um estado de espírito de “retidão mínima das obras”. Deve ser lembrado que a salvação é somente pela fé.


Isso não quer dizer que não haja boas obras que as pessoas possam fazer; em vez disso, é difícil saber o que é boa e o que não é uma boa obra. Isso é especialmente importante quando se considera o fator da fé. Algo pode ser considerado uma boa obra, mas é feito pela fé? Identificar determinados comportamentos como bons ou maus se assemelha e é análogo às atitudes que criam leis hipócritas nos EUA. Os resultados das prescrições comportamentais e sociais da igreja nunca são o que se esperava e, a longo prazo, é preciso lidar com muitos dos problemas não intencionais que possam surgir.


Se prescrever bom comportamento ou comportamentos que são entendidos como “agarrar-se ao bem” é problemático, como os líderes hoje guiam as pessoas a se apegarem ao bem, enquanto abominam o mal vivendo uma vida livre de hipocrisia? Há apenas um caminho; estudo contínuo e meditação da palavra de Deus. O estudo pessoal e orientado em casa, na igreja ou em um seminário nunca deve parar. Nossa fé sempre crescente é alimentada pelo conhecimento e entendimento que informa as escolhas futuras. Esse tipo de crescimento ajuda a impedir a ossificação da nossa fé e ajuda a evitar que nos tornemos hipócritas. O objetivo desse tipo de crescimento não é permitir que alguém julgue os outros corretamente; antes, é para que os crentes possam ser melhores em identificar e reconhecer a hipocrisia dentro de si mesmos. Só esta atividade deve manter alguém ocupado todos os dias da sua vida. Cada pessoa é responsável pela vida que ela vive. Nossa responsabilidade para com o outro é o testemunho, o testemunho da mensagem do evangelho e a bênção que vem com a fé. Dessa maneira, esta fé e a vida de fé serão cada vez mais livres de hipocrisia e mais de acordo com o amor de Deus. Será sempre um trabalho em progresso, mas estamos nos movendo na direção certa - em direção a Deus - livrando nossa própria vida de padrões, expectativas e julgamentos hipócritas, para que possamos amar com amor de Deus.


O processo de crescer no conhecimento da vontade eterna e da lei de Deus guia os crentes no curso que cada um deve seguir. Em outras palavras, a vida de cada pessoa na fé será única porque cada um de nós é único; ninguém é um clone de mais ninguém. Mesmo que os desafios e obstáculos se pareçam com o que os outros encontram, como cada pessoa reage e tenta superá-los, isso será diferente; essa diversidade é fundamental para oferecer a escolha do crente em ações futuras. É através da fé de cada pessoa e da compreensão da palavra de Deus que informará a cada crente o que precisa ser feito e como; o que deve parar de fazer e quando alternativas devem ser exploradas. Como o aprendizado nunca para, as pessoas nunca deixarão de melhorar e inovar métodos melhores de ministério e assim testemunhar o amor de Deus.


Tendo em mente que as tentativas de controlar os comportamentos e crenças dos outros através de leis e regulamentos coercitivos são contraproducentes, os crentes devem priorizar sua própria fé. Ministro ou membro da igreja, professor de seminário ou estudante, não há exceções para essa necessidade de crescer. Professores e pregadores se esforçam para descobrir sua própria hipocrisia e arrepender-se a fim de serem líderes mais eficazes no corpo de Cristo. Professores e pregadores se esforçam para aumentar seu conhecimento e compreensão da palavra de Deus para estarem preparados para a próxima grande luta na vida e na sociedade. Os professores podem, então, repassar esse crescimento em conhecimento para as pessoas que buscam orientação e instrução.


A meditação e o estudo consistentes e dedicados da palavra de Deus através da fé permitirão que se olhe para trás em sua própria vida e perceba que o benefício positivo não intencional foi se agarrar ao bem e ao mesmo tempo aborrecer o mal. Em outras palavras, buscar ativamente um bem subjetivo por meio de atividades subjetivas produz frequentemente resultados repletos de hipocrisia. Contudo, seguindo a palavra de Deus, o reino de Deus através da fé e estudo diligente da lei de Deus resultará em amor, paz e a glória de Deus. Que todos nós possamos ser abençoados com a paciência e a disposição de escolher o difícil caminho estreito, cujo fim é o cumprimento da eterna promessa de vida.



Este post é do Dr. Jacob Kim. Ele recebeu seu M. Div. do Seminário Teológico de Westminster, M.A. da Universidade Nacional de Seul; ele recebeu seu Ph.D. do departamento de religião da Temple University, onde atualmente leciona como professor assistente de instrução. Ele também é o pastor sênior da Igreja Presbiteriana Coreana do Vale de Huntingdon, localizada na Pensilvânia.

0 visualização
A Liberdade

Ora, o Senhor é Espírito;

aonde está o Espírito do Senhor aí há Liberdade. 

 

Receba nossas notificações
Gostou do site? Nos ajude!

VIA PAYPAL

VIA BITCOIN

1PTAEmvui6nqJCUWUF1LpDEthW37Fc17yM

Ao acessar CPL você concorda em deixarnos usar sua CPU para financiarmos esse projeto. Se não concorda, por favor, instale um bloqueador de propaganda. Não queremos que deixe de consumir nosso conteúdo. No entanto, esta contribuição é benvinda e necessária

© 2017 Cristãos Pela Liberdade