Jesus não era meramente não-nacionalista. Ele era anti-nacionalista.

Atualizado: 15 de Abr de 2018


Uma das formas mais negligenciadas em que Jesus trouxe o ideal ético de Deus plenamente - ou como Mateus 5:17 coloca, uma maneira pela qual ele “cumpriu” a lei e os profetas do Antigo Testamento - foi reorganizar os seguidores de Deus de uma nação para uma igreja. . Ele os desnacionalizou, transformando-os de um típico reino terrestre em uma organização transnacional, interétnica, não governamental, não-violenta e geograficamente dispersa que chamamos de igreja universal.


Originalmente, Deus formou seus seguidores na nação de Israel unicamente moralmente teocrática, desmilitarizada e moralmente avançada. Uma nação com certeza, mas pelos padrões atuais, em grande parte não nacionalista. Por fim, os israelitas se cansaram de ser diferentes e pediram a Deus por um rei “como todas as outras nações têm” (1 Sam. 8: 5), um “sair diante de nós e lutar nossas batalhas” (8:20). Então Deus, em uma de suas muitas concessões do Antigo Testamento, os acomodou carinhosamente.


Mas Deus também permitiu que tal nacionalismo liderado pelo homem conduzisse seu curso naturalmente destrutivo. Nos sete séculos seguintes, os israelitas viram-se envolvidos em lutas tipicamente nacionalistas - exílio político, regresso a casa, esforços de reconstrução, lutas pela independência e derrotas adicionais. Quando Jesus chegou, Israel estava sob ocupação romana e lutando para manter viva sua identidade nacional. Foi esse contexto nacionalista que moldou as expectativas dos israelitas pelo Messias prometido por Deus, que eles esperavam ressuscitar sua soberania nacional.


Mas quando Jesus chegou, ele não quis saber disso. Ele não reuniu os seguidores de Deus e retomou o território, militarmente ou não. Em vez disso, ele repetidamente se recusou a adotar todo e qualquer aspecto do nacionalismo. Ele rejeitou inequivocamente a realeza típica, recusando a oferta do diabo de controle sobre todos os reinos do mundo, recusando-se a usar seus poderes sobrenaturais para ganhos políticos, fugindo de uma multidão que queria entroná-lo, esperando anunciar sua messianidade até poder redefini-la. para excluir o nacionalismo, optando por montar em um burro em vez de um cavalo de guerra durante seu desfile de inauguração e, eventualmente, declarar-se rei de todas as pessoas e todas as nações, não apenas de Israel.1 Da mesma forma, ele evitava todo poder político e comandava seus seguidores a fazer o mesmo, instruindo-os a não “dominarem” os outros, enviando-os ao mundo como ovelhas entre lobos (não como um exército bem organizado), espalhando-os pelo mundo como estrangeiros, exilados e peregrinos cuja cidadania primária está no céu, e ordenando-lhes que deixassem suas espadas de lado ao invés de defendê-lo (quanto mais uma nação), enquanto também proclamassem definitivamente aos romanos que seus seguidores não lutam.


O anti-nacionalismo de Jesus foi mais evidente em sua inclusão aberta aos gentios. Desde o início da intervenção direta de Deus na história humana, a participação em seu reino havia sido vinculada à etnia / cidadania israelita. Somente Israel era o povo escolhido de Deus. Então Jesus começou a receber qualquer um que acreditasse em Deus e procurava fazer sua vontade. Ele tornou a associação disponível para todos. De fato, ele não apenas acolheu os crentes gentios, mas os procurou ativamente.3 E ele ordenou a seus apóstolos que fizessem o mesmo, instruindo-os a pregar o evangelho a todos os povos e ordenando-lhes que fizessem "discípulos de todas as nações". (Mateus 28:19) Isso foi o que eles fizeram!4


Tal inclusão sempre foi o objetivo de Deus. Ele simplesmente usou um grupo de pessoas (Israel) para forjar um caminho para todas as pessoas. Desde o início, a Bíblia freqüentemente nos diz que Deus escolheu Israel e o colocou em um ponto não como um fim em si mesmo, mas como um meio de abençoar todas as pessoas e todas as nações.5 Paulo chamou o uso que Deus fez de Israel para tal propósito de “o evangelho antecipado”. (Gálatas 3: 8)


É por isso que Jesus dissolveu as barreiras políticas que normalmente dividem as pessoas e apagou as linhas moralmente arbitrárias que chamamos de fronteiras nacionais. Parafraseando Paulo, Jesus uniu judeus e gentios. Ele “fez dos dois grupos um e destruiu a barreira, o muro divisório da hostilidade ... para criar em si mesmo uma nova humanidade de dois… e em um corpo para reconciliar os dois a Deus através da cruz” (Ef 2 : 14-16). Pois na comunhão de Deus: "Não há nem judeu nem gentio, nem escravo nem livre, nem homem nem mulher, porque todos vós sois um em Cristo Jesus" (Gl 3:28) 6.


O mandamento de Jesus de amar nossos inimigos teve o mesmo efeito.7 Foi o último destruidor de fronteiras. Por causa disso, não há mais vizinhos e não vizinhos. Existem apenas vizinhos. Não há mais nativos e estrangeiros. Existem apenas nativos. Não há mais pessoas de dentro e de fora. Existem apenas insiders. Não há mais um "nós" e um "eles". Há apenas "nós".


Ele não apenas não conseguiu atender às expectativas nacionalistas de Israel. Ele teologicamente terminou com eles. Ele fez um esforço consciente e concentrado para apagar para sempre as divisões nacionalistas entre os seguidores de Deus. Ele declarou definitivamente que o estado era inadequado para seus seguidores. De acordo com Jesus, Deus não quer que façamos da América uma nação cristã. Ele quer que sejamos a igreja. Por isso, a Bíblia não falha apenas em apoiar o nacionalismo cristão. Ele adverte contra isso.


Além disso, Jesus não apenas reorganizou os seguidores de Deus. Ele reconfigurou toda a sua identidade. Antes de Jesus, eles eram identificáveis ​​principalmente por suas características nacionalistas - o culto de um único Deus, um código moral levemente avançado, leis cerimoniais incomuns, diferentes rituais religiosos, uma política de guerra contida, etc. Depois de Jesus, eles foram separados por suas características unicamente não-nacionalistas - sua inclusão na fronteira / raça / etnia-transcendência e amor auto-sacrificial de todos, até mesmo inimigos. Portanto, o que antes era produtivo agora é contraproducente. O nacionalismo que anteriormente contribuiu para a distinção dos seguidores de Deus agora nega essa distinção.


Avançar o reino de Deus na Terra hoje requer transcender as lutas pelo poder político e os enredos nacionalistas, semelhantes a Trump ou não, para expressar o amor igual e incondicional de Deus por todas as pessoas. No caminho de Jesus, significa recusar permitir que nosso amor seja limitado por fronteiras nacionais. Significa viver como um conjunto de pessoas cuja existência testemunha um tipo totalmente diferente de reino, um todo-inclusivo.


Portanto, qualquer nacionalismo cristão hoje - qualquer favorecimento relacionado aos cristãos de cidadãos de uma nação em detrimento de outros - é um retrocesso ético. Ele inverte o que Jesus realizou ao reintroduzir critérios de participação étnica e política, ao ressuscitar o muro divisório entre judeus e gentios e ao transformar os vizinhos de volta em inimigos. Assim como o Israel do Antigo Testamento se rebelou contra Deus exigindo um rei “como as outras nações”, os cristãos hoje se rebelam contra Deus priorizando seus interesses nacionais acima do amor universal “como as outras nações”.


Os cristãos são principalmente cidadãos de um reino superior e devemos agir como tal.


 


Matthew Curtis Fleischer é um advogado em Oklahoma City e autor do Caso do Antigo Testamento para a Não-Violência, do qual este artigo é adaptado. Ouça o episódio do podcast com Matthew sobre seu livro. (Versão em Inglês apenas)


  1. Mt. 4:8-10; 16:13-25; 21:1-11; 26:52-53; Lc 4:5-8; 9:18-24; 19:28-38; Jo 6:1-15; 12:12-16; Mc 8:27-35.

  2. Mt. 10:16-18; 20:25-28; 26:50-52; Mc 10:35-45; Lc 22:24-30; Jo 18:36; Fp. 3:20; 2 Co. 5:20; 1 Pe. 1:17; 2:9-11; Hb. 11:13-16.

  3. Rm. 1:6

  4. Mc 13:10; 16:15; Mt. 24:14; Lc 24:45-47; Ap. 5:9; 14:6; At 10:34-35; 1 Tim. 2:3-4; Jo 3:16; Rm. 1:5; Ef. 2:11-13, 19

  5. Ge. 12:3; 18:18; 22:18; 26:4; 28:14; At 3:25; Gl. 3:8; Ex. 9:16; Jo. 4:24; 1 Re 8:43, 60; 1 Cr. 16:24; 2 Cr. 6:33; Sl. 22:27; 33:8; 48:10; 64:9; 67:2, 3, 7; 72:11, 17; 86:9; 96:3; 97:6; 98:3; 102:15; 138:4-5; 145:10-12; Is. 2:1-4; 12:4-5; 42:10; 45:6, 22; 49:6; 52:10; 56:3-8; 60:3; 66:18, 23; Jr. 33:9; Mt. 24:14; 28:19; Lc 3:6; Da. 7:14; Sf. 2:11; Ag. 2:7; Ml. 3:12; Rom. 14:11; 16:26; Fp. 2:10, 11; Ap. 15:4

  6. Veja também Cl. 3:11

  7. Mt. 5:43-44; Lc 6:27-28; 10:25-37; Rm. 12:20-21


Acesso o texto original em: https://libertarianchristians.com/2018/03/22/jesus-anti-nationalist/


cristaospelaliberdade.org

#JJ #SDG


491 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo