Jesus não era um libertário (mas Ele está feliz por eu ser!)

Atualizado: 2 de Abr de 2018


O pensamento e a prática cristã estão se transformando em uma fé qualitativamente social. Ou seja, a boa nova de Jesus Cristo é amplamente reconhecida pelos teólogos, pastores e leigos como tendo implicações sociais significativas. Dizer que há implicações sociais significa que há implicações políticas para a vida e os ensinamentos de Jesus. Os cristãos libertários têm uma oportunidade única de comunicar a mensagem da liberdade a uma cultura que fez essa "transformação social" (referida acima). Vejo essa responsabilidade de duas formas: (1) como cristãos, pregamos os benefícios sociais do evangelho e (2), como libertários, comunicamos que uma sociedade livre é, de forma comprovada, a melhor forma de promover a causa do evangelho e promover a prosperidade humana.


Como sabemos que o evangelho tem implicações políticas? Os motivos são muitos, mas o que domina (na minha opinião) é que; se o evangelho de Jesus fosse apenas um despertar espiritual pessoal, Pilatos e Herodes - que de outra forma eram inimigos - não teriam "tornado-se amigos" durante o julgamento, prisão e eventual crucificação de Jesus (ver Lucas 23:12). Nem Roma deveria sair para assassinar a Paulo e aos discípulos no Livro de Atos. O que poderia ameaçar o grande império romano em relação as pessoas que têm uma experiência religiosa privada? Não, se os seguidores de Jesus mudassem seus caminhos, isso teria consequências profundas (e ameaçadoras) para o império romano. Melhor suprimir o movimento onde ele nasce. O evangelho era uma ameaça para Roma e, como tal, é uma ameaça para todos os impérios (incluindo os modernos).


Comunicar que Jesus é o Senhor é comunicar aos impérios que eles não possuem, dominam ou reivindicam esse mundo ou as pessoas nele. Embora a governança de alguma forma tenha um lugar em uma sociedade livre, os impérios se opõem aos propósitos de Deus. Não seria demais dizer que o impulso libertário contra o estado se alinha muito bem com o objetivo de Deus para abolir os impérios. Para olhar o libertarianismo através de uma lente evangélica, os libertários cristãos proclamam que Jesus derrotou os principados e poderes que se manifestam nos impérios que exigem nossa lealdade aqui na Terra. As nações terrestres podem nos reivindicar como cidadãos, mas não podem forçar de nós a fidelidade que é devido a Deus sozinho.


Muitos na Igreja ocidental reelegaram Jesus ao papel de Secretário de Assuntos da Vida após a morte até sua futura "promoção" à Senhor. Mas Jesus Cristo não é o Senhor eleito; Jesus Cristo é o Senhor hoje, e os cidadãos do Reino são responsáveis ​​por comunicar e demonstrar um novo modo de vida. Esta vida é baseada em uma mensagem de paz e realizada através da prática do amor para com os nossos vizinhos. Quando os indivíduos escolhem a paz por conflito, eles entendem o pensamento sobre o qual o Reino de Deus é construído. Quando os indivíduos morrem para si mesmos em esforços para reconciliar as diferenças, eles entendem o que Jesus Cristo disse; o que era o verdadeiro poder do Reino.


O evangelho é o anúncio de que o novo movimento de Deus para resgatar a criação começou com Jesus. Ele demonstrou na vida, na morte e na ressurreição. A ressurreição não era apenas o maior truque mágico de Deus para provar que Jesus era divino; Ele sinalizou a derrota de satanás pela derrota do único mecanismo romano de poder: a violência. Em outras palavras, Cristo na cruz e Deus criando-o para a vida é a derrota final do violento império romano, e, por implicação, todos os impérios e toda a sua violência. Esta proclamação subversiva foi concebida para elevar as estruturas políticas de violência e opressão de uma maneira nova e radical. A libertação do império significa - entre muitas coisas - que Deus se preocupa com nossa liberdade. Quando os cristãos declaram que Jesus nos liberta do pecado, isso significa que Jesus nos liberta das conseqüências de nosso próprio pecado, bem como as conseqüências dos efeitos nocivos do pecado.


Os cristãos libertários estão preparados para oferecer uma bela alternativa às opções limitadas das quais a Igreja e o mundo estão acostumados a selecionar. Não oferecemos uma sociedade utópica nas nossas condições preferenciais. Em vez disso, propomos uma comunidade baseada na paz. Nós também acreditamos que os direitos de propriedade estáveis ​​são o melhor quadro dentro do qual os humanos livres podem cooperar e resolver o conflito. Não fazemos outras garantias além daquilo que pode ser alcançado de forma pacífica e voluntária. Nós abraçamos o valor intrínseco e o valor de cada ser humano. Acreditamos na paz e somos contra todas as formas de agressão. Evitamos recorrer a alternativas violentas, apesar da nossa impaciência à espera de resultados ou aborrecimento com aqueles que se recusam a viver em paz. Rezamos e trabalhamos ativamente para um mundo onde a vontade de Deus seja feita "na terra como no céu".


Os libertários devem usar a sabedoria ao usar a Bíblia para defender a liberdade. A liberdade do império é certamente parte das boas novas do evangelho, mas não é todo o evangelho. A teologia da libertação - por todas as suas contribuições para a conversa teológica - parece perder esse ponto. A libertação do império faz parte do evangelho porque Jesus veio para nos libertar do pecado e das manifestações do pecado. O satanás foi derrotado e, portanto, a maior ferramenta de satanás para o pecado institucionalizado (o estado) é derrotada.


Minha confiança na importância da liberdade individual vem de uma variedade de fontes, nenhuma das quais entra em conflito com a narrativa da Escritura ou a mensagem de Jesus. Parece implícito em toda a Escritura que as pessoas são livres para tornar suas vidas significativas em comunidade e se juntar ao movimento de Deus ao longo da história. Embora o tipo de liberdade que encontramos na Bíblia não é o tipo que costuma ouvir proposto pelos libertários modernos, encontramos uma espécie de liberdade, no entanto. Não só é encontrado na decisão de Deus de delegar aos seres humanos uma palavra assim nas conseqüências da ação humana (ver Greg Boyd, Satanás e o Problema do Mal), é encontrado nas histórias da ação de Deus para salvar aqueles que são oprimido por regimes violentos. Se tomarmos um breve levantamento das Escrituras hebraicas, encontramos relatos salientes sobre o movimento de Deus na história para redimir o mundo.


O universo foi criado a partir de um ato livre do amor de Deus, não como resultado do conflito entre os deuses em guerra (como é encontrado em muitos mitos da criação do antigo Oriente Próximo). Deus concedeu aos primeiros humanos a dignidade de escolha. O coração de Deus é revelado pela resposta de Deus à opressão das pessoas como demonstrado na história do êxodo israelita. Depois de serem resgatados, os israelitas foram responsáveis ​​por seu próprio destino, incluindo o tempo que demorou para entrar na Terra Prometida. Ao entrar, Deus disse através de Josué: "Escolha este dia em que você servirá!" O ônus é sobre eles. Séculos mais tarde, os profetas eram claros que Deus despreza a injustiça da opressão, e repetidamente chamam Israel para escolher justiça, misericórdia e humildade. Na tradição dos profetas, Jesus convidou os seguidores a ele, e os apóstolos e a Igreja estendem essa escolha ao resto do mundo. A narrativa da Bíblia contém a eleição divina de um povo para ser uma benção para o mundo. Essa foi a vocação de Israel, foi a vocação de Jesus, e é a vocação da Igreja. Os cristãos devem trazer a benção de Deus para o mundo no espírito do êxodo, os profetas, Jesus e os apóstolos.


Porque a encarnação de Jesus aconteceu em um ponto particular da história e em um lugar particular na Terra, sua mensagem foi dirigida a essa audiência. Seria bastante surpreendente (e anacrônico) ler os evangelhos e encontrar Jesus diretamente tratando os direitos de propriedade ou o livre comércio. Isto não quer dizer que Jesus é contra direitos de propriedade, livre comércio ou liberdade individual; simplesmente significa que precisamos fazer um melhor trabalho ao comunicar porque os cristãos hoje devem defender essas coisas se quiserem encarnar a mensagem de Jesus para aqueles que nos rodeiam.


A encarnação de Jesus e sua mensagem do Reino deixam claro que os propósitos de Deus serão um dia cumpridos. Como? Isso será realizado através do Corpo de Cristo, a Igreja - que N.T. Wright chama "o povo renovado de Deus" - liderado pelo Espírito para esta nova realidade do Reino. Nosso chamado e vocação como seguidores de Jesus é construir para este Reino. Então, se as histórias do evangelho foram escritas para proclamar que Deus se tornou Rei, e a principal proclamação de Jesus foi "O Reino de Deus está chegando em mim", então não temos razão para duvidar do poder do Rei para avançar seu reino, apesar de Tudo o que está a caminho. O caminho de Jesus era pacífico, não-violento e auto-sacrificado. Isso contrasta radicalmente com os reinos políticos deste mundo (ver Mateus 20: 24-26).


É no poder do Espírito que a Igreja é levada para ser uma benção ao mundo inteiro, demonstrando o amor e a justiça de Deus. Jesus prometeu que os portões fortificados do Hades não seriam capazes de suportar o tour de force chamado Reino de Deus. Deus levantou Jesus dentre os mortos, tanto para demonstrar a Sua vitória sobre os principados e potestades quanto para provocar o início de uma nova criação. O fim pelo qual Deus criou o mundo encontrou seu início na realização de Jesus. Onde satanás é derrotado. Avançamos na vitória.


Não está nos poderes dos reinos mundanos onde a redenção de Deus ocorre. Não é no poder da coerção que as pessoas se curvarão diante do Senhor de todos. Não está em ameaças de violência que a justiça e a paz reinarão. Não, está no poder do Espírito pelo qual podemos levar adiante a mensagem do evangelho que redimirá o mundo.


Se os cristãos devem manter uma visão compatível da liberdade individual ao lado do evangelho e do Reino de Deus, isso só será feito fielmente pela Igreja, permanecendo confiante no poder do evangelho para mudar vidas e mudar a sociedade (e, por extensão, o mundo ).


Então, embora não possamos dizer que Jesus era um libertário, ele certamente aprovaria o impulso libertário de proteger os indivíduos de formas de poder injustas, a afirmação da dignidade individual e o primado da liberdade individual na escolha do bem sobre o mal. Os libertários vêem o mundo como um lugar onde o progresso acontece naturalmente quando as pessoas cooperam livremente e as ações pacíficas não tem obstáculos ministrados pela força e onde as ações agressivas são naturalmente frustradas. Não nos inclinamos para trás para justificar o uso da violência institucional para avançar nossa visão ou o Reino de Deus.


A crença no poder do evangelho deve seguir o caminho de: mudar corações individuais para mudar o mundo tal como o conhecemos. Jesus começou uma nova criação, estabelecendo uma Nova Terra onde oramos para que a vontade de Deus seja feita como está no Céu. Devemos escolher acreditar neste poder para nós mesmos, e também para o mundo.


Doug Stuart, 07 de Março 2018


Esse texto foi traduzido. Para acessar o texto original acesse o link: https://libertarianchristians.com/2018/03/07/jesus-wasnt-a-libertarian-but-hes-glad-i-am/


cristaospelaliberdade.org

#JJ #SDG


152 visualizações
A Liberdade

Ora, o Senhor é Espírito;

aonde está o Espírito do Senhor aí há Liberdade. 

 

Receba nossas notificações
Gostou do site? Nos ajude!

VIA PAYPAL

VIA BITCOIN

1PTAEmvui6nqJCUWUF1LpDEthW37Fc17yM

Ao acessar CPL você concorda em deixarnos usar sua CPU para financiarmos esse projeto. Se não concorda, por favor, instale um bloqueador de propaganda. Não queremos que deixe de consumir nosso conteúdo. No entanto, esta contribuição é benvinda e necessária

© 2017 Cristãos Pela Liberdade