Se Deus não usa Força para impor Sua Vontade, como podemos nós?

Atualizado: Jan 13


Se Deus não usa força e violência para nos submeter à sua vontade, por que insistimos em usar a força e a violência para submeter outras pessoas à nossa vontade? Não devemos seguir o exemplo do nosso Pai Celestial?

Toda a estrutura social do mundo - o estatismo - repousa sobre uma base de violência. As pessoas se dividem em vários grupos políticos e lutam pelo controle de um aparato estatal que os capacita a impor sua vontade a outros grupos.

Basta considerar o debate atual sobre o controle de armas. Muitos americanos se comprometeram a tirar certos tipos de armas de fogo de pessoas pacíficas. É claro que aquelas pessoas sabem que não podem usar a violência de forma legítima para roubar a propriedade de outras pessoas - não como indivíduos. Mas se eles puderem aproveitar o poder do estado e conseguir que os representantes aprovem uma lei, o governo fará o que eles moralmente não podem - usar a ameaça da força e da violência para roubar a propriedade das pessoas. Na mente dessas pessoas, o governo fornece legitimidade a meios violentos para atingir seus objetivos.

Ironicamente, essas pessoas afirmam que um desejo de paz motiva suas ações. Mas a ideia delas de paz depende da violência.

Em última análise, o que eles querem é o poder bruto de moldar o mundo à sua imagem. O estado fornece esse poder. A maioria das pessoas, inclusive os cristãos, ficam mais do que felizes em usá-las, se acharem que isso lhes permitirá seguir seu caminho. Embora possam ser motivados por ideais nobres, seus fins não justificam seus meios.

Gerard Casey é professor emérito de filosofia na University College Dublin. Ele argumenta que Deus tem o direito absoluto de impor sua vontade pela força. Afinal, ele é dono do universo. Ele também é o dono de cada um de nós.

“Se Deus, que da nossa perspectiva é o criador do universo - ele literalmente nos criou, e, nesse sentido, se alguém é dono de alguma coisa, Deus é dono do universo - e, de fato, na nossa teologia, morreu na cruz por nós, ele é duplamente nosso dono. Então, Deus, que nos possui duplamente, e que em de uma maneira 'minha casa, minhas regras', tem o direito de nos dizer o que podemos e não fazer e de fato nos forçar a não fazê-lo - se ele não está disposto a fazer isso, como alguém pode ter o direito de fazê-lo?”

Mas enquanto Deus certamente tem o "direito" de impor sua vontade sobre nós pela força, ele não o faz. O reino de Deus opera em uma ética fundamentalmente diferente dos reinos do mundo. Em vez de uma base de força, coerção e violência, Deus opera de uma base de amor. Considere os dois grandes mandamentos.

Respondeu-lhe Jesus: Tu amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de toda a tua mente. Este é o primeiro grande mandamento. E o segundo é semelhante a este: Tu amarás o teu próximo como a ti mesmo”. Mateus 22.37-39.

Como você pode alegar amar o próximo enquanto aponta uma arma para a sua cabeça e exige que ele se submeta à sua vontade? Você gostaria que outra pessoa o tratasse dessa maneira?

Quando Jesus disse “Desses dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas” ele quis dizer que toda a estrutura moral/ética de seu reino flui desses mandamentos.

Governantes estatistas violam o segundo grande mandamento. Então, como os crentes podem abraçar um sistema estatista? Deus não chama aqueles de nós que clamam seu nome para abraçarem uma ética diferente - sua ética?

Em última análise, Deus permite que todos os seus filhos vivam livres. Ele nos oferece sua Palavra, mas ele não nos obriga a segui-la. Claro, sofreremos as consequências naturais da desobediência. No entanto, Deus nos permite fazer a escolha. Ele não usa violência para nos forçar a dobrar o joelho e nos submetermos a Ele. E Ele não nos enfia em seu reino. Nós fazemos essa escolha. Ou não.

Como Casey coloca, Deus estende a mão da amizade para nós, mas ele não nos força a agarrá-la.

“Se alguém lhe disser ‘seja meu amigo’ e apontar uma arma para você, isso não é um bom começo para um relacionamento. Deus nos oferece sua amizade. Temos a opção de aceitar ou não. Mas se é para fazer algum sentido, tem que ser livre. Você tem que ser capaz de dizer sim e você tem que ser capaz de dizer não. E aqui está a coisa realmente interessante: Deus vai respeitar sua decisão mesmo quando ele sabe que não é uma boa ideia”.

Como seus seguidores, devemos ir e fazer o mesmo.




Sobre o autor:

Michael Mike Maharrey

310 visualizações
A Liberdade

Ora, o Senhor é Espírito;

aonde está o Espírito do Senhor aí há Liberdade. 

 

Receba nossas notificações
Gostou do site? Nos ajude!

VIA PAYPAL

VIA BITCOIN

1PTAEmvui6nqJCUWUF1LpDEthW37Fc17yM

Ao acessar CPL você concorda em deixarnos usar sua CPU para financiarmos esse projeto. Se não concorda, por favor, instale um bloqueador de propaganda. Não queremos que deixe de consumir nosso conteúdo. No entanto, esta contribuição é benvinda e necessária

© 2017 Cristãos Pela Liberdade