Teologia não começa ou termina em Romanos 13

Atualizado: 28 de Nov de 2017

Dr Norman Horn

02 Abr. 2017


Domingo de Páscoa, entrei em uma linha de discussão do Facebook onde o papel do governo em romanos 13 eram discutidos. Uma série de pontos sobre a relação do cristão com o governo foram transmitidos, incluindo citações de Leon Tolstói, e um tema importante foi a idéia do anarquismo cristão. Quando isso acontece, é claro, o texto de Romanos 13 é invariavelmente trazid à mesa. Parece-me, porém, que este não é um bom ponto de partida para a discussão do estatismo na Bíblia.


Romanos 13 não é um atalho para ser correto sobre o governo. As pessoas gostam de maneiras rápidas de responder à cenários - e é basicamente a maneira pela qual a maioria dos cristãos tentam tratar Romanos 13. No entanto, você absolutamente não consegue discernir o que a Bíblia diz sobre o estado por Romanos 13. Parece bom, mas não vai funcionar.



Um grande problema que encontramos em Romanos 13 é a definição de "submissão". É uma palavra complicada para entender às vezes. Por exemplo, Paulo diz em Efésios que devemos "submeter-nos uns aos outros por reverência à Cristo". Então ele diz "as mulheres se submetem aos seus maridos". Tiago 4: 7 nos chama a "se submeterem a Deus". Obviamente , nós não acreditamos que a "submissão" nestes versículos significa o mesmo que os romanos 13. De fato, vemos repetidamente grandes homens e mulheres da Bíblia - Jesus, Paulo, Pedro, Daniel, Sadraque, Mesaque, Abednego, Davi, Eliás, Eliseu - desafiando o Estado.


Compreender a submissão no contexto de uma teologia bíblica do Estado é o que importa. Assim, o que a Bíblia tem a dizer sobre o Estado, sua natureza, sua origem, seu destino e sua relação com Deus vem antes de entender o que significa submissão.


Em Gênesis, 1 Samuel, os Evangelhos e Apocalipse. Descobrirei rapidamente alguns pontos-chave dessas seleções, embora cada um deles possa ser estudos adicionais em si e há muito mais para estudar do que apenas esses quatro.


Exposição A: A Torre de Babel (Gen. 11) é a "história de origem" do estado. Aprendemos aqui que o Estado está organizado como uma oposição contra Deus. O Estado é rebelde e idólatra, e deseja tornar-se / substituir Deus.


Exposição B: 1 Samuel 8 é o incidente onde Israel pede um rei (ou seja, monarquia organizada / "Estado" primitivo). Deus fala através de Samuel e deixa-o saber o que esse governo vai fazer ... e você conhece o resto da história. Além dos "anos de glória" de Davi e Salomão, Israel foi um completo desastre.


Exposição C: Os Evangelhos, especialmente Mateus, são muito claros que o Reino de Deus não é nada como um reino terrestre (leia: o Estado), e que o Reino de Deus repetidamente conflita com os reinos da terra.


Exposição D: Os símbolos do Apocalipse, se quisermos dar-lhes qualquer significado global no mundo físico, devem primeiro ser interpretados à luz do Império Romano em conflito com o futuro Reino de Deus. Como realmente não havia outros Estados importantes a considerar no momento da redação do Apocalipse, nossa extensão dos símbolos para o presente significado pode e deve incluir os Estados presentes, sem nome, mas em princípio. Percebemos que o destino do Estado é a destruição.


Agora, podemos voltar para Romanos 13 e nos perguntamos qual é a resposta adequada de "submissão" a uma entidade que é:


  1. rebelde e idólatra

  2. abusivo em relação às pessoas

  3. constantemente em oposição ao verdadeiro rei e ao reino real

  4. destinado a destruição

A resposta deve ser que a submissão ao poder coercivo do Estado é antes de tudo prudencial. Não seja estúpido, não comprometa a igreja ou sua família, não exploda seu testemunho do mundo. No entanto, você também não precisa se contentar com o status quo. Eu escrevi sobre isso mais extensivamente na minha exegese (artigo original) de Romanos 13: 1-7.


Nas palavras de muitos dos Fundadores Americanos, "Rebelião aos tiranos é obediência a Deus". Mas nem precisamos pegar uma espada para fazê-lo. A legitimidade do Estado baseia-se no consentimento tácito do povo (Etienne de la Boetie) e, portanto, nossas maiores armas são renovar nossas próprias mentes e, em seguida, ajudar a renovar os outros (sugestão para Hayek a la St. Paul). Afastar a mente das pessoas do Estado e de volta ao Rei dos Reis é o objetivo.



45 visualizações
A Liberdade

Ora, o Senhor é Espírito;

aonde está o Espírito do Senhor aí há Liberdade. 

 

Receba nossas notificações
Gostou do site? Nos ajude!

VIA PAYPAL

VIA BITCOIN

1PTAEmvui6nqJCUWUF1LpDEthW37Fc17yM

Ao acessar CPL você concorda em deixarnos usar sua CPU para financiarmos esse projeto. Se não concorda, por favor, instale um bloqueador de propaganda. Não queremos que deixe de consumir nosso conteúdo. No entanto, esta contribuição é benvinda e necessária

© 2017 Cristãos Pela Liberdade